Jean-Pierre Jeunet
Amelie
Despite being caught in her imaginative world, young waitress Amelie decides to help people find happiness. Her quest to spread joy leads her on a journey during which she finds true love.
- Director: Jean-Pierre Jeunet
- Elenco Principal: Audrey Tautou, Jacques "Rufus" Narcy, Mathieu Kassovitz, Lorella Cravotta
- Compositor: Yann Tiersen
- Cinematografia: Bruno Delbonnel
- Roteiro: Guillaume Laurant, Jean-Pierre Jeunet
O título original em France é Le fabuleux destin d'Amélie Poulain.
Cinema Estreia: 7 dezembro 2001
Críticas estrangeiras
-
-
10 / 10
Traduzido de sueco: Muito para se pensar, se assim se quiser. Ao mesmo tempo, "Amelie" é um filme tão prazeroso e descontraído que é só se acomodar e curtir a viagem. Um filme que utiliza todos os recursos cinematográficos e torna o ar um pouco mais leve de respirar.
- Jens PetersonSueco: aftonbladet.se »
-
10 / 10
Traduzido de sueco: Saio do cinema e caminho para casa no clima outonal de Gotemburgo com um sorriso nos lábios. "Amelie" é um filme que me deixa feliz por muito tempo depois e simplesmente não consigo deixar de dar a ele a nota máxima.
- Andreas HallgrenSueco: russin.nu »
-
5 / 10
Traduzido de sueco: Aqui a história se perde em artifícios narrativos engenhosos, explosões de cor e soluções visuais prazerosas, e como espectador a gente se sente meio de saco cheio quando ainda falta meia hora de filme. Mas enfim, a gente recebe uma ou outra palavra encorajadora pelo caminho, como que é direito de todo ser humano fracassar na própria vida. "Amelie" não é um fracasso, mas é um sonho conservador e desinteressante que nos é apresentado.
Sueco: ng.se »
Box Office
Amelie ganhou um total de 175 029 847 dólares com cinemas em todo o mundo (a bilheteira global).
Outros filmes de Jean-Pierre Jeunet
Alien: Resurrection
1997- ⏱️ 109 min
1. Moviezine
Traduzido de sueco: Se a palavra excêntrico é algo positivo para você, vai adorar este clássico francês. Se você prefere filmes mais comerciais, bem, mesmo assim vai se apaixonar por "Amelie". É essa a magia da fantástica saga moderna de Jean-Pierre Jeunet.
- Kim Nilsson
Sueco: moviezine.se »