Analisé: Oppenheimer

Oppenheimer impressiona como poucos filmes fizeram antes.

Um dos eventos mais importantes da humanidade foi quando a primeira bomba atômica foi criada - uma corrida entre os EUA, Alemanha de Hitler e a Rússia - mas quem estava por trás do Projeto Manhattan americano, chamado Robert J. Oppenheimer?

Enredo

No filme, acompanhamos a vida de Oppenheimer, inicialmente como estudante na Universidade de Harvard e depois como físico teórico viajando pela Europa para conhecer outros pesquisadores e professores de física teórica. Eventualmente, ele é chamado para liderar o Projeto Manhattan para que os EUA possam vencer a Alemanha e a Rússia na busca pela primeira bomba atômica do mundo.

 Cillian Murphy

Florence Pugh como Jean Tatlock e Cillian Murphy como Robert J. Oppenheimer.

No entanto, acaba sendo exigente tanto para a saúde mental quanto física ser responsável pela criação da primeira arma de destruição em massa do mundo, e Oppenheimer não economizou em expressar suas opiniões ou seu engajamento político - ele lutou para evitar a destruição global devido à guerra nuclear.

Elenco

Oppenheimer tem uma lista de elenco mais longa que já vi - além de Cillian Murphy no papel principal como Robert J. Oppenheimer, vemos Gary Oldman, Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh, Gustaf Skarsgård, Jason Clarke, Josh Hartnett, Casey Affleck, Kenneth Branagh, Rami Malek, Olivia Thirlby, Alden Ehrenreich e Robert Downey Jr. em papéis de apoio.

Jack Quaid e Gustaf Skarsgård em Oppenheimer.

O filme se move em um ritmo acelerado e os papéis podem ser pequenos, com apenas uma linha, mas todos os atores se encaixam perfeitamente em seus papéis. Especialmente Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Kenneth Branagh impressionam - atuações realmente excelentes.

Roteiro e direção

O que torna esse filme único é a forma como Christopher Nolan faz seus filmes - ele entrelaça diferentes linhas temporais, eventos e personagens de maneira impressionante. Uma biografia como essa pode facilmente se tornar entediante, especialmente quando se trata de física quântica teórica, mas Oppenheimer nunca fica chato; pelo contrário, é um dos filmes mais emocionantes que já vi em muito tempo.

Tom Conti Einstein Oppenheimer

Tom Conti como Albert Einstein em Oppenheimer.

É uma história horrível a ser contada, tanto em nível pessoal de Oppenheimer quanto em relação ao desenvolvimento da bomba atômica e às primeiras vezes em que elas são usadas, e isso é feito de forma aterrorizante. A mensagem é clara; as armas nucleares podem dizimar toda a humanidade.

Música

O compositor e produtor de música sueco Ludwig Göransson retorna após sua primeira colaboração no filme anterior de Nolan, Tenet, e devo dizer que é uma trilha sonora impressionante para poderosas imagens de explosões e átomos.

Revisão

Com Oppenheimer, Christopher Nolan eleva o nível tanto para filmes biográficos quanto para filmes de drama em geral. É uma adaptação cinematográfica que consiste principalmente de interrogatórios e depoimentos. No entanto, ainda é emocionante de assistir - precisamente porque é editado de uma maneira que sempre te faz se perguntar o que virá a seguir.

Benny Safdie como Edward Teller em Oppenheimer.

Há muito para absorver, muitos nomes para lembrar e muitas manobras políticas para entender, e embora possa ser difícil acompanhar às vezes, tudo se encaixa impressionantemente no final do filme. Christopher Nolan faz filmes como poucos outros diretores atualmente - talvez ninguém possa desafiá-lo quando se trata de filmes que são ao mesmo tempo intelectuais e emocionantes.

Lançamento nos cinemas

Oppenheimer estreia nos cinemas em Portugal hoje, em 21 de julho de 2023.

Oppenheimer obtém a pontuação 9 10.

Oppenheimer é, às vezes, uma experiência magicamente aterrorizante, sendo o único inconveniente real sua duração de três horas. Muito poucos diretores - se é que algum - conseguem fazer filmes tão interessantes quanto Christopher Nolan atualmente.


Escrito por
Marcos Correia
Marcos, o crítico de cinema mais venerado, é um mestre em traduzir emoções de tela para palavras. Seu insight é imperdível!

Ainda sem comentários.