Recensão: O Criador

Vimos "O Criador", onde as pessoas lutam contra robôs inteligentes.

O diretor de "Rogue One: Uma História de Star Wars", o britânico Gareth Edwards, está de volta com uma aventura de ficção científica totalmente original - aqui está a nossa resenha de "O Criador".

Enredo

"O Criador" trata do fato de que a humanidade está em guerra com robôs inteligentes depois que Los Angeles foi atacada com uma bomba atômica. A única área onde os robôs são permitidos na sociedade ainda é a Ásia, onde o exército americano está agora procurando pela nova superarma dos robôs - que se revela ser uma pequena robô-criança.

"O Criador"

Há uma infinidade de explosões em "O Criador".

O protagonista Joshua desobedece às suas ordens e decide salvar a criança, na esperança de que seu conhecimento possa levá-lo à sua esposa perdida. Mas o tempo está passando, pois o exército americano não tem escrúpulos para exterminar os robôs da face da terra de uma vez por todas.

Elenco

Nos papéis principais do filme, temos Madeleine Yuna Voyles no papel da robô-criança Alphie e John David Washington como seu protetor Joshua. Em papéis secundários, vemos Gemma Chan como a esposa de Joshua, Maya, Ken Watanabe como seu pai, Harun, e Allison Janney como o Coronel Howell, que está em busca deles.

Gemma Chan

Gemma Chan em "O Criador".

A pequena menina Madeleine Yuna Voyles prova ser uma atriz infantil impressionantemente boa, e os atores coadjuvantes também se destacam, embora o diálogo às vezes seja forçado. No entanto, temos um problema com John David Washington, e é que ele não é um ator bom o suficiente para ter um papel principal dessa forma - ele simplesmente não é o suficiente e seu papel não parece natural.

Fotografia

O filme se passa principalmente na Ásia, e vemos uma variedade de paisagens lindas e cenas incríveis. O cinematógrafo Oren Soffer está fazendo seu primeiro grande filme ao filmar "O Criador", e certamente parece um verdadeiro blockbuster. Muitas cenas são filmadas ao pôr do sol, durante a noite ou ao amanhecer - eles realmente aproveitam ao máximo as vistas da Tailândia.

Algo que talvez o público em geral não se importe muito é o fato de que o filme foi inteiramente gravado em uma câmera de consumidor da Sony, uma #objectrf2750#, e não uma câmera de cinema profissional. Claro que é impressionante, mas não é algo que adiciona pontos extras ao filme.

Música

O alemão Hans Zimmer é um dos compositores de filmes mais famosos do mundo, com uma série de peças de música clássica em seu currículo, mas neste filme ele parece ter ido com o piloto automático. Embora haja alguns momentos bonitos na música do filme, na maior parte do tempo é bastante silenciosa e sutil. Não é realmente o tipo de trilha sonora de filme que se espera ao ver o nome no cartaz.

Avaliação

"O Criador" é um filme único no sentido de que não pertence a nenhuma franquia e também não se baseia em nenhum outro material ou série. Isso faz com que pareça algo refrescante e que deve ser apreciado apenas pelo que é. Além disso, é um filme de baixo orçamento que parece muito mais caro do que realmente é, o que é uma conquista em si.

Robô soldado em "O Criador"

Um robô soldado em "O Criador".

Infelizmente, ao mesmo tempo, parece um conceito subdesenvolvido, onde deveria haver mais profundidade na guerra entre humanos e IA; deveria haver mais camadas, mas não há. No final, o filme parece mais um espetáculo com muitas cenas de guerra, e honestamente começa a ficar chato no final.

O Bom

  •   Um conceito único com ideias interessantes

O Mau

  •   O filme não explora adequadamente as questões que levanta sobre consciência e IA

O Criador obtém a pontuação 6 10.

O Criador é um sopro de ar fresco em Hollywood, mas apesar de seu conceito interessante, não traz muitas coisas novas. É bem feito, com bela cinematografia e às vezes comovente, mas não chega até o fim.


Escrito por
Marcos Correia
Marcos, o crítico de cinema mais venerado, é um mestre em traduzir emoções de tela para palavras. Seu insight é imperdível!

Ainda sem comentários.